O Exercício do Cuidado Farmacêutico

As profundas mudanças que a Farmácia vem sofrendo, ao longo dos últimos anos, principalmente a feliz introdução da atenção farmacêutica no conjunto das práticas profissionais, são o tema do livro O Exercício do Cuidado Farmacêutico, lançado pelo Conselho Federal de Farmácia, no dia 29 de março de 2006, em Brasília.
Escrito por três ícones da Farmácia, no mundo - Robert J. Cipolle, Linda M. Strand e Peter C. Morley, todos professores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Minnesota (EUA), o livro é uma leitura imprescindível para farmacêuticos, acadêmicos de Farmácia e todos os que querem compreender a grandeza da atenção farmacêutica no contexto da saúde contemporânea. Esta edição da obra foi traduzida pela farmacêutica Denise Borges Bittar e tem a supervisão e revisão técnica do Conselheiro Federal de Farmácia pelo Paraná e professor universitário Arnaldo Zubioli.
O Exercício do Cuidado Farmacêutico reforma o princípio da atenção farmacêutica, segundo o qual o processo de cuidados precisa estar focado no paciente. Ele é o centro das práticas profissionais. A obra dirige-se a acadêmicos de Farmácia e a farmacêuticos, com o objetivo de chamar as suas atenções para a atividade e a filosofia que estão revolucionando os conceitos farmacêuticos, no mundo.
A atenção farmacêutica está remodelando o perfil do exercício profissional e mostrando quais as habilidades que são necessárias para atender aos novos desafios da Farmácia, com segurança.
A estrutura conceitual do livro está firmada no tripé processo de cuidado com o paciente, sistema de administração e filosofia do exercício profissional.
O tripé, ilustrado sob a forma de um triângulo, traz no centro o paciente. O cuidado farmacêutico é definido pelos autores como uma abordagem sistemática, racional e global para as decisões de tratamento farmacológico, que deve satisfazer às necessidades dos pacientes em relação aos medicamentos.
"A profissão aceitou o cuidado farmacêutico como sua missão para o futuro", afirmam os autores no prefácio da obra. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) resolveu publicar a obra, por reconhecê-la como importante ferramenta para assegurar uma terapêutica farmacológica correta. "A relevância desse livro está na reflexão do entendimento daqueles que realizam a atuação do farmacêutico na atenção primária, integrada ao sistema de cuidado à saúde", declara Jaldo de Souza Santos, Presidente do CFF.
Fonte: Revista Pharmacia Brasileira - número 51.

Index de Notícias
Farmácia São José
Rua Barão do Rio Branco n° 489 - Centro
São Francisco do Sul - Santa Catarina - Brasil

Fone: 55 47 3444-3637 Email: faleconosco@farmaciasaojose.far.br