Brasil encerra edição da Farmacopéia após 24 anos

“A Farmacopéia Brasileira é uma vitória de todo o setor saúde e da autonomia nacional na produção de medicamentos”. Com esta afirmação o diretor da Anvisa Victor Hugo Travassos marcou o lançamento do último fascículo da quarta edição da Farmacopéia Brasileira.
A Farmacopéia é elaborada pela Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira (CPRFB), uma entidade vinculada à Anvisa. A publicação é o código oficial que estabelece as especificações de qualidade que os medicamentos em uso no Brasil devem obedecer.
“Um país que tem a capacidade científica de ter uma farmacopéia é um país que tem autonomia para decidir como quer que sejam feitos os seus medicamentos”, afirmou Travassos.
A publicação da quarta edição da Farmacopéia foi marcada por diversas atribulações. O primeiro passo para a sua atualização ocorreu em 1982, mas somente em 1988 é que a primeira parte do documento foi finalizada. O surgimento da Anvisa acelerou o processo, permitindo que mais cinco fascículos fossem publicados.
A quinta edição da Farmacopéia será iniciada ainda este ano. Segundo o presidente da CPRFB, Celso Bittencourt, o trabalho será publicado em um único volume onde serão acrescentadas pelo menos duzentas novas monografias de medicamentos.
Fonte: ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
22/06/2006

Index de Notícias
Farmácia São José
Rua Barão do Rio Branco n° 489 - Centro
São Francisco do Sul - Santa Catarina - Brasil

Fone: 55 47 3444-3637 Email: faleconosco@farmaciasaojose.far.br